DIREÇÃO ARTÍSTICA 

JEAN REIS

Crédito: Leko Machado
Jean Reis é Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino.
 
Esteve à frente da Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires, Orquestra Filarmonica de Mendoza, Northwest Florida Ballet, Northwest Florida Symphony Orchestra,  Sinfonia Gulf Coast, University of New Mexico Symphony Orchestra and Choir, Orquestra Sinfonia Cultura, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica de Campinas, University of North Dakota String Orchestra, University City Symphony em Missouri, Ho Chi Minh City Ballet Symphony Orchestra and Opera (HBSO - Vietnã)  e  o concerto de abertura do Premier Orchestral Institute em Jackson nos EUA. Regendo a Symphony of Americas, estreou mundialmente a Sinfonia Brasileira de Arthur Barbosa e o Concerto para Piano e Orquestra de Guilherme Bernstein Seixas no Broward Center em Fort Lauderdale.  Estreou o Concerto para Violino e Orquestra de Arthur Barbosa junto a University of Southern Mississippi Symphony Orchestra onde atuou como maestro assistente tendo possibilitado vários jovens músicos brasileiros a continuarem seus estudos nos USA. 
 
Foi violinista das principais orquestras de São Paulo, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Nos EUA integrou a Riverside Symphony Orchestra, Riverside Opera Orchestra, Redlands Symphony Orchestra, Redlands Bowl Symphony Orchestra, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra and Gulf Port Symphony Orchestra.  Foi professor de violino e prática de orquestra  na Universidade Livre de Música e  ACARTE. Violinista do Quarteto Paulista de Cordas, apresentou-se nas principais salas de concerto no Brasil, USA e Europa. Atuou como segundo maestro e violinista dos musicais A Bela e a Fera e Chicago (Broadway & Disney) em São Paulo numa produção da CIE Brasil.
 
Maestro convidado do Hot Music Festival em Arkansas em 2009, gravou o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Alan Shulman interpretado pelo Cellista Wesley Baldwin.  Foi maestro convidado no The Nacional Music Festival nos EUA e Espressivo  Music Festival na República de Montenegro.
 
É maestro fundador e diretor musical da Orquestra Versatilis.
 
Por dois anos foi convidado da  Ecole Normale de Musique de Paris a compor a banca para concessão de Diploma de Concertista da classe de Violino.
Foi o Diretor Artístico do Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC) em 2015 e Festival de Ópera do Paraná em 2016-2017, Diretor Artístico e maestro do Festival Internacional de Música de Maranguape em 2013, Festival Internacional de Música de Maringá  (FIMMA) em 2015 e 2016, Festival Internacional de Canto e Cordas de Aracajú (FICCA) em 2016, Festival Internacional de Música do UNASP-SP (MUNASP) de 2013 a 2017, Festival 3 Nações (Foz do Iguaçu-PR) em 2017, Brasil Instrumental Andradas (BIA) de 2006 a 2017 e Festival de Música de Ivoti (MUSIVOTI) em 2018.
 
É o idealizador e Diretor Artístico do Festival Música nas Montanhas  desde 2000 onde atua como Maestro e professor de Regência Orquestral.  Assina a direção artística e rege as orquestras do circuito de festivais realizados em quatro estados brasileiros: Festival Internacional Música na Serra (Lages-SC), Festival Internacional Música no Pampa (Bagé-RS), Festival Internacional de Música de Bauru (SP) e Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas-MG)​ em mais de 60 festivais realizados. 
 
Maestro Jean Reis foi agraciado com  o título de  Cidadão Poços Caldense por sua atuação na cultura. Recebeu da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino a Ordem do Mérito Cultural "Carlos Gomes" no grau de Comendador, a mais alta distinção honorífica concedida, pelos seus méritos em favor da música. Foi homenageado com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

DIREÇÃO PEDAGÓGICA  

MARCOS MACHADO

Crédito: Sergei Kvitko
Marcos Machado desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos há 19 anos onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005. Fundador do Southern Miss Bass Symposium, em sua 6a edição nos Estados Unidos. 
 
Marcos aperfeiçoou-se em Paris com François Rabbath, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade. Marcos é o único sulamericano que recebeu os diplomas de Performance e Professor pelo Rabbath International Institute. 
 
Sua formação em contrabaixo teve início com Milton R. Masciadri (1931-2009) na Escola da OSPA, continuando os estudos nos Estados Unidos na UGA com o Dr. Masciadri. Marcos é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign com o prof. Michael Cameron.
 
O virtuosismo de Marcos tem atraído a atenção de muitos músicos, em especial do compositor americano Frank Proto que o descreveu como “brilhante”. Performances recentes incluem a estreia mundial da “Sonata para contrabaixo” de Frank Proto na Convenção Bienal da International Society of Bassists (ISB). Frente à Orquestra Eleazar de Carvalho, fez a estreia mundial do Concerto para contrabaixo do compositor Arthur Barbosa.
 
Marcos Machado realizou diversas turnês pela Itália, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Uruguai, Argentina e Peru. Já se apresentou no Montreux Jazz Festival (Suíça), Vienne Jazz Festival (França), Victoria Bach Festival-Texas, Bonneville Chamber Music Festival-Utah, Premier Music Festival-Mississippi, FestivalSouth, Northern Lights Music Festival-Minessota, Spoleto Festival-South Carolina, Oficina de Música de Curitiba, FEMUSA-MG, FIMMA-CE, Festival Internacional de Música Unisinos, Encontro de Cordas da Amazônia-PA, Festival SESC Pelotas, South Carolina Chamber Music Festival, Raymi Bass – Festival de Contrabajo (Lima, Peru), MUNASP, Festival Internacional Música na Serra-SC, Festival Música nas Montanhas-MG, etc.
 
Foi contrabaixista com a orquestra de câmara russa ARCO, do violinista Levon Ambartsumian, gravando dois CDs com o grupo. Marcos é um músico versátil e confortável em vários idiomas. Tem trabalhado com respeitados compositores, entre eles Frank Proto, Lewis Nielson, Tarik O’Regan, Rudolf Haken, Craig Hella Johnson, George Crumb, Charles Wuorinen e Tristan Murail. 
 
Contrabaixista convidado do grupo de Câmara Conspirare sob a regência de Craig Hella Johnson, nomeado cinco vezes ao Grammy. Com esse grupo gravou obras do compositor inglês Tarik O’Regan no famoso Music Hall do Troy Savings Bank, em Nova Iorque, com o prestigioso selo Harmonia Mundi. O CD—Threshold of Night, foi lançado em 2008 e indicado a dois prêmios Grammy. O CD “Conspirare in Concert”, gravado ao vivo no Long Center for Performing Arts em Austin, Texas, foi nomeado ao Grammy Best Classical Crossover Album.
 
Em 2014, Marcos recebeu aprovação do sabático da University of Southern Mississippi, e dedicou seu tempo para finalizar o livro de técnica de contrabaixo e gravar um CD com o pianista Ney Fialkow, lançado em maio de 2015. Em 2014, Marcos Machado foi artista em residência do Conservatório Nacional de Música em Lima, Peru.

 

Realização:
Prefeitura Municipal de Bagé-RS  | BRASIL 
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 

Fotos 2010-2012 crédito do fotógrafo: Leko Machado (fb.me/lekomachado)

Fotos 2014 crédito do fotógrafo: Rodrigo Sarasol (fb.me/RSpropagandaedesign)

Fotos 2015-2016 crédito da fotógrafa: Caterine Krolow (fb.me/catehk)

Fotos 2017 crédito do fotógrafo: Adilson Roccini (fb.me/roccinifotografia)

 

 

ONDE ACONTECE O FIMP

Instituto Municipal de Belas Artes - IMBA,

Casa de Cultura Pedro Wayne

Teatro do Museu Dom Diogo de Souza

Bagé, RS, Brasil 96400

Aceguá, RS, 96445-000

Candiota, RS 96470

Dúvidas? Questions?

jean@jeanreis.com.br

TELEFONE

Tel: (011)99642.2121

 

  • Wix Facebook page
Circuito de Festivais 2019-2020:
Direção Artística: Maestro Jean Reis (jean@jeanreis.com.br)
www.fimp.com.br   Bagé-RS (17 a 19 de julho - 2019)

www.musicanaserra.com.br    Lages - SC (21 a 27 de julho - 2019)

www.festivalmusicanasmontanhas.com.br   Poços de Caldas (9 a 18 de Janeiro -2020)

www.fimub.com.br   Bauru-SP (19 a 25 de Janeiro -2020)

Prefeitura Municipal de Aceguá